Carta de Condução em Portugal vai mudar dia 1 de Junho! Já conhece as mudanças? Veja…

0

É importante que conheça as mudanças, pois as cartas de condução vão mudar a partir do dia 1 de Junho de 2016. A partir desta data, todos os condutores vão ter uma nova carta de condução. Esta vai funcionar por pontos e irá penalizar todos os que cometem contra-ordenações. Cada condutor começa com uma carta com 12 pontos, que vão diminuindo consoante as infracções cometidas: uma contra-ordenação grave vale dois pontos, enquanto uma muito grave vale quatro pontos e os crimes rodoviários seis, explica o Correio da Manhã.

carta_conduccao

Na altura em que ficar apenas com quatro pontos, o condutor é obrigado a frequentar aulas de formação rodoviárias. Se ficar apenas com dois pontos, tem de realizar um novo exame de código. Quando o condutor atinge os 12 pontos em infrações, fica sem carta de condução por um período de dois anos. No final desse tempo, terá de tirar novamente o título, explica o mesmo jornal.

Os condutores que não cometerem quaisquer infrações têm uma majoração de três pontos em três anos. No caso dos condutores profissionais, essa majoração é assegurada em dois anos.

As validades das cartas de condução também tem sofrido alterações. Outra nota importante é que em breve as cartas vão deixar de ter o endereço da pessoa escrito nelas, o que vai permitir a pessoa mudar de endereço sem ter que ir alterar a morada na carta, obrigando a uma nova emissão.

You might also like More from author