Esta é uma maquina que deveria existir no nosso país, em Pekin (China) já a estão a utilizar…

13

Os habitantes de Pequim na China, agora têm uma grande vantagem, eles já podem optar por pagar o bilhete de metro com garrafas de plástico. É uma ideia brilhante para que as pessoas ganhem algo a troco de reciclar. Há uns anos, instalaram máquinas expendedoras automáticas em estações de metro por toda a cidade. Mas estas não servem para vender bebidas, comida ou produtos tecnológicos como ocorre noutros lugares. Estas máquinas servem para colocar garrafas de plástico vazias, fazem a verificação (para avaliar o valor do plástico) e em troca entrega crédito que a pessoa pode usar no transporte público ou telemóvel. Mesmo os turistas pode fazer uso dessas máquinas.

reciclar
A maioria destas máquinas estão colocadas em áreas turísticas de grande movimento (cerca de 60 mil pessoas passam por ali diariamente). Isto significa que a quantidade de plástico que se pode reciclar todos os dias graças a uma só máquina é bastante alta. Além disso, segundo um funcionário da empresa que executa a ideia, esta máquina é tão fácil de usar como uma caixa de multibanco.
Obviamente, este sistema de recompensas provoca que o exercício de reciclar seja mais atractivo para os habitantes da cidade.

Existem outros países que vão mais além, chegam a existir maquinas que aceitam também latas, vidro e outros materiais recicláveis que são de bastante valor para as empresas que fazem a reciclagem.

Não deixa de ser um paradoxo que a motivação de reciclar esteja ligada a um benefício ou compensação, mas pode ser um caminho bastante útil para incentivar as pessoas a reciclar quando as tentativas de sensibilização não funcionam.
Porque não aplicar esta ideia a todo o mundo? Porque ainda não foi aplicada esta ideia no nosso país?

você pode gostar também